Wednesday 23 January 2008

Uma pescaria incompleta...

Chegou o grande dia.

Carlos chegava hoje e Maria não escondia o nervosismo.

Como qualquer pescaria, hora prevista de chegada eram meros palpites de probabilidade reduzida e Maria já tinha aprendido que o mais importante era que todos chegassem com tanta ou mais saúde do que aquela com que partiram, fazia naquele dia, vinte e dois dias.

Era um pedido simples mas carregado de significado. Mentalmente ela dizia a si própria que para ter o Carlos com saúde até nem se importaria de esperar mais um dia, mas quanto mais pensava daquela maneira mais se sentia desprotegida e com medo.

Frequentemente viam-se lágrimas nos olhos de Maria. Lágrimas de esperança mas também lágrimas de medo. O olhar dela parecia um farol, a percorrer o mar à espera de ver sinais do barco que levara Carlos.

O sol ameaçava acordar a qualquer momento. Por enquanto ainda se encontrava tudo escuro mas já com um pequeno rasgo de luz ao fundo no horizonte, embalado ao som de uma leve brisa matinal que uivava suavemente ao bater na janela. Aos ouvidos de Maria, aquele uivar parecia ser o barulho do barco a chegar. Tudo lhe fazia “ver” o barco chegar.

Por diversas vezes colou a cara à janela na esperança de confirmar o que afinal não passara de uma mera ilusão.

Durante horas olhou o mar sem descobrir o que esperava.

O dia estava agora claro. A brisa acalmara.

Maria nem deu por todas estas mutações. Continuava exactamente na mesma posição em que se encontrava desde madrugada, sentada num banco encostado à janela, pernas bem juntas como se tivessem coladas pelo frio, a segurar um Terço com as duas mãos e o olhar fixado na imensidão do mar à sua frente.

Para ela o mundo parara e só o contacto visual com Carlos a poderia “ressuscitar”. Tinha mergulhado num estado letárgico. Precisava de paz.


(…)


Ela de paz e eu da vossa ajuda.

Queiram, por favor, mandar uns quantos comentários com possíveis saídas para este cenário um pouco pesado.

Depois de ler todos os comentários, prometo que vou terminar este pequeno “conto” por isso peço-vos para serem vocês a acrescentar um “ponto”.

A versão final depende do número e qualidade dos comentários. Vá mostrem-me do que são capazes.

Estou curioso pelo que aí vem.

7 comments:

Peter!!! said...

Aguardo comentários...

Senão me safam desta, afogo o Carlos, mando a Maria passar umas férias às Maldivas e deixo-a por lá!

Estou à espera...

Peter!!! said...

Se tiverem vergonha mandem como "Anónimos".

Convido todos, mas mesmo todos a participarem!!!

Andem daí...

Anonymous said...

Eu voto anónimo!!!!!!!!
Nunca descrobriras que foi el Cara d'Anjo que escreveu isto!!!

Cara d'Anjo said...

E Maria à páginastantas fartou-se de esperar por Carlos e lançou-se à aventura em busca de uns senhores que tinha visto numa revista para adultas que guardava para usar nos tempos solitários que tinha. Lá foi ela para as grandes cidades em busca dos tais gigollos que tinha visto na tal revista, não sem antes passar por uma esteticista para depilar as pernas, pois não fazia isso desde que tinha saído da barriga de sua mãe.
Quanto a Carlos... ainda hoje continua um mistério, há quem diga que fez uma cirurgia para mudar de sexo e passou a chamar-se de Odete Santos (segundo fontes anónimas não tem nada a ver com a ex-deputada/ex-bailarina), outros, não acreditando numa história tão rocambulesca, dizem que Carlos se apaixonou por uma baleia azul de seu nome Gisberta Suzeta, e que nadarm muito apaixonados durante umas horas, pois Carlos acabou por morrer cm hipótermia!

FIM

Peter!!! said...

Aí está!!

Um comentário altamente construtivo e imaginativo!!!

Assim sim!!! Assim posso criar alternativas a um afogamento doloroso e demorado e a uma viagem longa, paga com a penhora da casa, e o conhecimento de um senhor de tranças que a fez retomar o prazer pela vida...

Mais dicas?

Toca a mexer...

Anonymous said...

Pedro,

Sabes bem o que penso do teu dom para a escrita e espero que possas explorar bastante.

Deixo um recado para todos os amigos e conhecidos, temos que alimentar a alma do artista mesmo que seja com contributos a la El Cara d'anjo. Ora bem,aqui vai o meu contributo

Este inicio de história está muito interessante e a continuação eu acho que devia ser feliz com contratempos pelo meio.

Para mim a Maria e o Carlos,são jovens e estão casados. Namoraram desde de sempre! Têm um filho com 1 ano de seu nome Luis e que é a alegria de Maria. Enquanto Carlos não regressa, Maria vê no Luis a sua felicidade e alegria. Luis começa a dar os primeiros passos, o que deixa a Maria muito contente ams ao mesmo tempo triste pois Luis nao vai assistindo ao desenvolvimento do filho. Maria apesar de estar em casa, é uma excelente cantora e adora compor musica e escrever poemas. É para ela uma forma de desabafar. Tem na guitarra a sua melhor amiga. Infelizmente Carlos não vai regressar a terra tão depressa.Os motivos podem ser vários: assalto à embarcação, mau tempo, desvio de rota ou até quem sabe um fenomeno fantástico da Natureza.

Este é o meu contributo por agora.
Bom ou mau, foi o que me lembrei.

Besos

Peter!!! said...

Bem, agradeço desde já aos... dois participantes neste desafio!

Vou então tentar acabar este texto com a informação prestado por vocês mas fiquem todos sabendo que para a próximo quero bastante mais feedback senão não escrevo rigorosamente mais nada.

Tenho dito.